segunda-feira, 17 de março de 2014

A EXISTÊNCIA DO INFERNO


Estaremos iniciando com essa postagem uma nova série da página apologética, que tratará sobre escatologia. Escatologia significa o estudo das coisas do fim, ou seja, estaremos fazendo uma análise baseado nos três pilares da doutrina da Igreja, Tradição, Escritura e Magistério, sobre a existência desses "lugares" que nos esperam após a morte: Céu, Inferno e Purgatório. Iniciaremos sobre o lugar que nenhum de nós deseja estar, o Inferno

NA SAGRADA ESCRITURA

Na Sagrada Escritura, Jesus menciona o Inferno muitas vezes:

"Os filhos do Reino serão lançados fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes" (Mateus 8,12)
"Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos" (Mateus 25,41)

Os apóstolos em suas epístolas também o mencionaram:

"Eles serão punidos com a ruína eterna, longe da face do Senhor e da glória do seu poder" (2Tessalonicenses 1,9)
"Pois Deus não poupou os anjos pecadores, mas os precipitou no lugar do castigo e os entregou aos abismos das trevas, onde estão guardados até o juízo" (2Pedro 2,4)

NO SAGRADO MAGISTÉRIO

A Igreja também em seus documentos, reafirmam os ensinamentos de Jesus, dando o nome a este lugar que Jesus e seus apóstolos mencionavam como Geena, trevas ou lugar de sofrimento como Inferno. O Catecismo Maior de São Pio X afirma sobre o Inferno, no seu parágrafo 248:

"Em que consiste a desgraça dos condenados?
A desgraça dos condenados consiste em serem para sempre privados da vista de Deus, e punidos com tormentos eternos no Inferno."


O Catecismo da Igreja Católica reafirma a existência do Inferno no seu parágrafo 1035:
O ensinamento da Igreja afirma a existência e a eternidade do inferno. As almas dos que morrem em estado de pecado mortal descem imediatamente após a morte aos infernos, onde sofrem as penas do Inferno, "o fogo eterno". A pena principal do Inferno consiste na separação eterna de Deus, o Único em quem o homem pode ter a vida e a felicidade para as quais foi criado e às quais aspira.

NA SAGRADA TRADIÇÃO

Os santos em suas pregações e homilias também mencionavam diversas vezes o Inferno:

Santo Inácio de Antioquia, Bispo do século II afirmava que: "Todo aquele que pela sua péssima doutrina, corromper a fé de Deus pela qual foi crucificado Jesus Cristo, irá ao fogo inextinguível, ele e aqueles que o escutam"

S. Afonso Maria de Ligório afirma "...e ainda diz algum insensato : ' Se vou para o inferno, não irei só...' Infeliz! Quantos mais réprobos haja ali, maiores serão os teus tormentos."

E como nos ensinava o grande São Pio X: "o inferno é o sofrimento eterno, que consiste na privação de Deus, nossa felicidade, e no fogo com todos os outros males sem bem algum."

Nenhum comentário:

Postar um comentário