quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

VÍCIOS LITÚRGICOS


Com essa postagem, queremos esclarecer sobre alguns vícios que penetraram na liturgia da Igreja e que, em si mesmos não estão errados, mas que geram uma confusão, chegando a se pensar que eles fazem parte da liturgia, coisa que na maioria das vezes, não é verdade.

1 - PALMAS NA MISSA - As pessoas pensam, muitas vezes, que as palmas fazem parte do rito da Santa Missa, que diga-se de passagem, elas não pertencem ao rito romano.

O Papa bento XVI vem pedindo que não se batam mais palmas na Santa Missa, para que se retire essa ideia de que as mesmas fazem parte do rito. Além de não fazerem parte do rito do Sacrifício Eucarístico, gera-se um certo clima, muitas vezes, de um programa de auditório, gerando um certo sincronismo e muitas vezes, pasmem, até coreografia, chegando a ser uma dessacralização para com o Augusto Sacrifício.

AS PALMAS SÃO PERMITIDAS, pois temos um documento sobre a correta aplicação da Sacrosactum Concilium, a Liturgia Romana e a Inculturação, mas ela afirma que as palmas devem acompanhar a música e a mesma REPUDIA AS PALMAS COMO FORMA DE COREOGRAFIA OU ESPETÁCULO. Portanto, é permitido, mas é melhor que se evite para não causar confusão entre os fiéis.

2 - EM NOME DO PAI CANTADO - Esse é outro vício que deve ser retirado urgentemente da Santa Missa.

Primeiro por que, dentro do rito, essa é uma oração sacerdotal, ou seja, deve ser invocada apenas pelo sacerdote, e quando se canta, o povo canta junto, desobedecendo o rito.

Segundo por que essa oração é herética, por que a palavra NOME significa a substância de Deus. Mas lembre-se que o Filho e o Espírito são consubstanciais ao Pai, ou seja tem mesma substância, mesma natureza.

Terceiro por que colocam um cântico depois que não está presente na Liturgia "... para louvar e agradecer, bendizer e adorar..." e assim vai. Como não está no missal, nem na parte preta nem na rubrica, não pode ser feito.

3 - ENCERRAR O PAI - NOSSO LITÚRGICO COM O AMÉM - No Pai - Nosso da Missa não se tem amém, o amém na liturgia só se apresenta depois de cada liturgia - Ritos Iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística, Benção Final.

4 - CÂNTICO DE ABRAÇO DE PAZ - Não existe na liturgia cântico do abraço de paz.

Na Introdução Geral ao Missal Romano recomenda, no número 82 que se recomende a paz de maneira sóbria, com é que seremos sóbrios com um cântico alegre, muitas vezes ritmado de palmas, deixando de se dar a paz para se bater palmas? Portanto é melhor que não se faça.

5 - COMUNHÃO - O Papa vem pedindo com frequência que não se dê a comunhão nas mãos, mas que se comungue diretamente na boca.

Isso se deve para que se evite sacrilégio com o Corpo de Cristo, por que muitas vezes, ao se comungar, se toca no Santíssimo Corpo e logo depois se pega em qualquer outra coisa, levando a um sacrilégio inconsciente, espalhando o Corpo de Cristo por aí.

Pede também o Papa que ao receber a Eucaristia, se faça uma reverência pelo menos ou, preferencialmente que se comungue de joelhos, para se adorar Jesus na Hóstia Santa. Não comunguemos como muitos fazem parecendo que estão recebendo e comendo um pedaço de bolacha. Comunguemos com Adoração!

Essa foi uma de muitas postagens que virão sobre os vícios litúrgicos.

Salve Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário