terça-feira, 27 de novembro de 2012

ORAÇÃO UNIVERSAL - SANTO TOMÁS DE AQUINO


Creio, Senhor, espero, amo, arrependo-me; dai-me, porém, fé mais firme, esperança mais segura, amor mais ardente, pesar mais profundo.
Eu Vos adoro, primeiro princípio; eu vos desejo, fim último; eu vos louvo. Benfeitor perpétuo; eu vos invoco, propício defensor.
Seja minha luz Vossa sabedoria, minha regra Vossa justiça, meu consolo Vossa clemência, meu amparo Vossa onipotência.
Sejam, Senhor, meus pensamentos só em Vós, meus discursos só de Vós, meus atos a Vós conformes, minhas penas por Vós sofridas.
Quero o que Vós quereis, porque quereis, como quereis, em quanto quereis.
Rogo-Vos Senhor ! Alumiai-me o entendimento, incendi-me a vontade, purificai-me o corpo, santificai-me a alma.
Não me eive a soberba, não me entre a lisonja, não me engane o mundo, não me enrede satanás.
Venha-me Vossa graça limpar a memória, refreiar a língua, guardar os olhos, conter os sentidos.
Fazei-me chorar os pecados passados, repelir as futuras tentações, reprimir as más inclinações, praticar as necessárias virtudes.
Concedei-me, Deus de bondade, o amor de Vós, o ódio de mim, o zêlo pelo próximo, o desprezo do mundo.
Proponho obedecer aos superiores, ajudar os inferiores, cuidar dos amigos, perdoar os inimigos.
Lembrarei, Senhor Jesus, Vossa ordem e exemplo, para amar os inimigos, sofrer as injúrias, bem fazer aos que me perseguem, orar pelos que me detraem.
Fazei-me moderar os sentidos com a austeridade, a avareza com a esmola, a ira com a brandura, a tibieza com a devoção.
Tornai-me prudente nas empresas, constante nos perigos, paciente na desgraça, reportado na prosperidade.
Fazei-me, Senhor, atento na oração, sóbrio no alimento, diligente nas obrigações, firme nos propósitos.
Espero santificar-me com a sincera confissão, comunhão fervorosa, contínuo recolhimento e pureza de intenção.
Ensinai-me, Senhor, quão pequeno é o que é da terra, quão grande o que é de Deus, quão breve o tempo, quão dilatada a eternidade.
Concedei-me, que me prepare para a morte, tema o juízo, escape do inferno, entre no paraíso. Por Cristo Nosso Senhor, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário