terça-feira, 17 de julho de 2012

MISSA NOVA - O QUE É?


Com essa postagem, explicaremos o sentido real da missa nova, segundo os documentos da própria Igreja. Depois de explicarmos a estrutura da Missa Tridentina, explicaremos a Missa nova, ou Missa de Paulo VI, ou Missa voltada para o povo.

Segundo o site Santa Missa, a Missa Nova é:"... é um ato solene com que os católicos celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, recordando a Última Ceia."

O referido site ainda afirma que:"... Assim foi instituído o sacramento da Eucaristia, que é o ritual central da Missa e a memória da paixão de Cristo."

O Catecismo da Igreja Católica afirma que: "1409 – A Eucaristia é o memorial da páscoa de Cristo: isto é, da obra da salvação realizada pela Vida, Morte e Ressurreição de Cristo, obra esta tornada presente pela ação litúrgica."

O Catecismo afirma ainda: 
"1412 – Os sinais essenciais do Sacramento Eucarístico são o pão de trigo e o vinho de uva, sobre os quais é invocada a bênção do Espírito Santo, e sacerdote pronuncia as palavras da consagração ditas por Jesus durante a última Ceia: `Isto é o meu Corpo entregue por vós. (…) Este é o cálice do meu Sangue (…) ` 
1413 – Por meio da consagração opera-se a transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e no Sangue de Cristo. Sob as espécies consagradas do pão e do vinho, Cristo mesmo, vivo e glorioso, está presente de maneira verdadeira, real e substancial, seu Corpo e Seu Sangue, sua Alma e Divindade (Conc. Trento, DS 1640).
1414 - Enquanto sacrifício, a Eucaristia é oferecida também em reparação dos pecados dos vivos e dos defuntos, e para obter de Deus benefícios espirituais e temporais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário