quinta-feira, 3 de maio de 2012

PRIMEIRO ÍCONE - PANTOCRATOR


O SIGNIFICADO DO ÍCONE – PANTOCRATOR



SIGNIFICADO DO NOME
A palavra Pantocrator se origina do grego que significa “onipotente” ou como é mais adotado, “aquele que tudo rege”. Este termo se origina, dentre outras passagens, mas nesta de modo especial, em Ap 11,17;21,22, se referindo ao Verbo encarnado, Juiz e Redentor universal.


SIGNIFICADO DO ÍCONE
Apresenta uma auréola com um crucifixo ao fundo, lembrando-se do sacrifício do Cristo na Cruz, pelo qual remiu a humanidade.
A coroa dourada, de origem grega, representa, em todo ícone, a Santidade do personagem.



Sua mão direita está abençoando da maneira grega, lembrando do Cristo que é misericórdia e que abençoa.
Na mão direita o indicador e o médio juntos, representando a dupla natureza de Cristo, a humana e a divina.
Na mão direita ainda, o anular, o mínimo e o polegar também estão juntos, representando que O mesmo é Deus, lembrando-se da Santíssima Trindade.
No seu lado esquerdo, está em sua mão o livro da lei, a palavra de Deus, lembrando sua Justiça.



São apresentadas duas feições em seu rosto, do lado direito, um olhar compassivo e misericordioso, de forma a lembrar da bondade desse Deus que é misericórdia.
Na outra parte do rosto, apresenta-se uma feição mais irada, lembrando-se do Deus que é Justo e que vê cada um de nossos atos e julga-os com justiça.



A imagem do Cristo se destaca pelo fundo dourado, significando a glória dos Céus, indicando onde Ele está e onde nos devemos ter a nossa meta.
Acima da imagem, estão as inscrições com as quais Deus se apresentou a Moisés no Monte Sinai em Ex 3, 14 – “Eu Sou Aquele que Sou”, ou “Eu Sou o Existente”




Nenhum comentário:

Postar um comentário