terça-feira, 1 de maio de 2012

O QUE É ICONOGRAFIA CRISTÃ?


O QUE É ICONOGRAFIA CRISTÃ?


  Segundo o Concílio de Nicéia II, os ícones tem o objetivo de retratar co cores e pinturas aquilo que o evangelho expressa em palavras, gerando uma mescla de arte, cultura, fé, história e etc... Este tipo de arte sacra tem origem na igreja do oriente, de forma que na parte ocidental da igreja tem-se mais presente as imagens, e não os ícones. Os ícones apresentam uma riqueza única de significado, pois ele tenta expressar, através da arte, a fé e os dogmas da igreja. 
  No oriente, os iconógrafos, seguindo os ensinamentos do mestre Dyonisios e, em geral, as determinações da igreja, buscam reproduzir as mesmas passagens dos evangelhos, omitindo qualquer experiência ou sentimento pessoal vivido, como é o caso das imagens, de forma que o iconógrafo tente expressar o conteúdo dos Evangelhos.
  Enfim, o ícone expressa através da pintura a fé da igreja, onde cada detalhe pode expressar uma riqueza enorme de significados.
  Quem desejar se aprofundar mais no conteúdo, busque no site: http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/iconografia/index.html

Um comentário:

  1. Gosto muito de iconografia. Diante de um ícone consigo entrar em contato direto com Deus

    ResponderExcluir