quinta-feira, 3 de maio de 2012

INTRODUÇÃO A TEOLOGIA ASCÉTICA E MÍSTICA


ASCÉTICA E MÍSTICA – O QUE É?



A santificação pessoal é necessária, pois nesta terra, ou melhor, como bem afirmara São Bernardo, este vale de lágrimas, em que habitamos, estamos fadados a infelicidade, pois estamos distantes Daquele que nos amou primeiro.
Então, para que possamos nos aproximar relativamente dessa graça que é a glória celeste, devemos progredir espiritualmente pelas três vias ascéticas de santificação, estas que são as vias purgativa, iluminativa e unitiva.
Alguns a chamam de ciência dos santos, pois foi através dela que muitos santos se tornaram o que foram, dentre eles se destacam os monges, outros a chamam de ciência espiritual, pois gera uma espiritualidade interior muito forte, mas por ser bastante prática, alguns a chamam de a arte da perfeição, porém o nome mais conhecido é o de Teologia Ascética e Mística.



A palavra ascese vem do grego que significa “esforço” e designa todo o esforço físico do homem que se dedica em alcançar a educação moral e espiritual. A palavra mística também vem do grego que significa “mistério, segredo”, pois ela expõe o segredo da perfeição cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário