quinta-feira, 31 de maio de 2012

ÍCONE DE PENTECOSTES


Conheçamos o ícone do tempo litúrgico que a nossa igreja vivencia: O Ícone de Pentecostes



1 - Na parte superior do ícone estão pintadas duas casas, semelhantes a torres. Desde modo, quer se dar a entender que a cena se desenvolveu no piso superior, onde aconteceu a Ultima Ceia, que após a Ressurreição do Senhor se converteu em lugar de encontro dos discípulos e de reunião e de oração dos Apóstolo

2 - Os Apóstolos começaram a anunciar a Palavra a partir do momento em que receberam o Espírito Santo e, por estarem unidos, representavam a unidade espiritual dos Sínodos futuros. De forma análoga os ícones que representam os Concílios Ecumênicos reproduzem o mesmo esquema iconográfico.


3 - No centro do semi-circulo, imerso na obscuridade, aparece um ancião, com trajes régios e que segura entre suas mãos um grande lenço branco. Em alguns ícones, sobre ele, aparecem doze rolos que simbolizam as pregações apostólicas.

4 - O Rei, então, no centro do semicírculo é o mundo, posto que ele detém o mandato celeste sobre a terra.
5 - O ancião está representado de forma a lembrar a figura do rei David, que representa os "muitos profetas e justos que desejaram ver o que vistes e não viram, e escutar o que escutastes, e não escutaram".


6 - Os doze estão em geral dispostos nas duas alas do semicírculo e entre os dois grupos está um lugar vazio. O trono vazio simboliza o trono preparado para a segunda vinda de Cristo. Neste caso, a representação assume o significado do Juízo Final, onde os doze se sentarão para julgar as tribos de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário